Norma ferro fundido

Com a norma ferro fundido poderemos entender um pouco mais sobre um material utilizado em várias áreas, como utensílios domésticos, bases de maquinas, certos tipos de tubos, conexões, pequenos tambores de freio, blocos de cilindros de automóveis, volantes, pistões, tambores de freios, cabeçotes, rotores, buchas, placas de embreagem, entre outros.
O Ferro Fundido, tanto o cinzento como o nodular são ligas ferrosas, com teor de carbono acima de 2 %. No entanto, a maioria dos ferros fundidos contém na pratica, entre 3 e 4,5% de carbono, entre outros elementos de liga.
Por terem carbono mais elevado que o dos aços, os ferros fundidos são mais frágeis e por isso não é possível forja-los, verga-los ou lamina-los. A técnica de fabricação mais conveniente é a fundição.
Como o silício está presente no ferro fundido, a formação de grafita ocorre em concentrações maiores que 1%, além da utilização de menores taxas de resfriamento favorecem a formação de grafita. Esta distribuição da grafita, além da estrutura da matriz, interfere diretamente nas propriedades dos ferros fundidos, por isso a escolha do ferro depende da aplicação que fará dele.
Neste ponto a Norma de ferro fundido lhe auxiliará muito ao escolher qual ferro usar, com o desempenho, qualidade e segurança que você necessita.
Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido a sua elevada usinabilidade e baixo custo. Tem alta fluidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas, com facilidade de fabricação, pois não exige equipamentos relevantes para controle de solidificação ou de fusão.  A industria automobilística, ferroviária e naval, entre outras utiliza este material em grande escala.
Já o ferro fundido nodular, é uma classe onde o carbono permanece livre na matriz metálica, fazendo como que a maleabilidade seja maior, concedendo características que se aproximam do aço. Tem boa usinabilidade e razoável estabilidade dimensional. Utilizado principalmente na indústria que fabrica peças que precisem de maior resistência e impacto em relação ao ferro fundido cinzento.
Graças a evolução constante da tecnologia de fundição, o desenvolvimento dos ferros fundidos cresce a cada dia, com novas aplicações, trazendo alternativas econômicas para todos.

Para saber mais sobre Norma Ferro Fundido

Entre em contato pelo telefone (11)  3933-3900 ou clique aqui e entre em contato por e-mail. Contamos com uma equipe especialista que dará todas as informações necessárias sobre o produto e tirará todas as suas dúvidasEu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.